Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Solenidade marca abertura da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Publicado por Gm M.
há 10 anos

violencia_contra_a_mulher

A violência contra a mulher é uma violação contra os direitos humanos

A campanha faz parte do calendário feminista de cerca de 130 países e este ano chega a sua 12ª edição no Acre, com o tema "Violência contra a mulher, basta! Viver sem medo também é um direito nosso".

Em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Rede Reviva iniciou, na manhã de ontem, 28, no teatro Universitário da Ufac a campanha internacional "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, em Rio Branco.

O evento contou com a presença de todos os representantes das instituições acreanas que atuam no acolhimento e defesa das vítimas de violência doméstica no Estado e compõem a Rede Especializada de Atendimento à Mulher, Rede Reviver.

Nilson Moura Leite Mourão, Secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos participou da abertura e comentou a importância da campanha. “Estamos hoje, vivendo esse valioso momento de conscientização e campanhas como essas, que está iniciando hoje, são de fundamental importância para a construção de uma nova cultura. Acredito que ações como essa podem mudar atitudes e principalmente alertar as mulheres sobre os seus direitos,” detalhou o secretário.

A atividade iniciou com a oficina da pesquisadora da Ufac/USP, Fabiana Chaves, que abordou sobre Feminismo e Relações Sociais de Gênero, aprofundando o assunto para onde começa o ciclo da violência.

“Essa é uma ação preventiva que visa diretamente à conscientização da sociedade. Acontecerá hoje, uma troca de informações visando informar as mulheres sobre a existência da rede de proteção e principalmente para que elas tenham o conhecimento dos seus direitos. A violência contra a mulher é uma violação contra os direitos humanos”, detalhou a diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), Joelda Pais.

Outro ponto de destaque do evento será a apresentação dos índices de homicídios de violência doméstica, cometidos contra mulheres, que de 2010 até outubro de 2013 diminuíram significativamente, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Sistema de Informação da Polícia Civil.

Os resultados sinalizam que as vítimas estão buscando ajuda, pois constataram que a Lei Maria da Penha pode sim ser efetiva e salvar suas vidas.

FONTE : ORB - http://www.oriobranco.net

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/solenidade-marca-abertura-da-campanha-16-dias-de-ativismo-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/112168212

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)