Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Intenção de votos cai, mas Dilma ainda lidera com 37%, diz Ibope

Apesar da queda, atual presidente ainda venceria a disputa eleitoral no primeiro turno

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Após ver sua popularidade diminuir 9 pontos desde dezembro, a presidente Dilma Rousseff (PT) perdeu também eleitores. Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17) pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra que a intenção de voto dela caiu em todos os cenários.

Na hipótese mais provável, que inclui pré-candidatos dos pequenos partidos, Dilma foi de 40%, em março, para 37% em abril. No cenário em que enfrenta só dois rivais, a intenção de voto da presidente caiu de 43% para 39%. É a maior perda acumulada de eleitores da presidente desde que sua popularidade entrou em queda, no começo deste ano, segundo o Ibope. Desde dezembro, eleitores de Dilma que haviam deixado de considerar seu governo ótimo ou bom começaram a deixar de declarar voto nela. A nova pesquisa mostra que essa tendência se intensificou ao longo de abril.

No cenário mais provável, com os chamados nanicos, Dilma caiu de 40% em março para 37% agora. Aécio Neves (PSDB) oscilou de 13% para 14%. Eduardo Campos (PSB) segue com 6%, e o pastor Everaldo (PSC) passou de 3% para 2%. A soma dos demais pré-candidatos, que era de 1% em março, agora dá 3%. As maiores quedas de Dilma ocorreram entre eleitores jovens (perdeu 8 pontos entre quem tem de 25 a 34 anos), nas cidades médias (menos 11 pontos nos municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes), na região Sul (menos 6 pontos) e nos eleitores não cristãos (perdeu 7 pontos). Mesmo assim, se a eleição fosse hoje, a presidente seria reeleita no primeiro turno, pois seus 37% de intenção de voto superam a soma de todos os seus adversários (25%). Sua vantagem vem diminuindo a cada mês, porém. A diferença em favor da presidente caiu de 17 pontos em março para 12 pontos em abril. Dilma ainda seria reeleita no primeiro turno porque as taxas de eleitores que declaram pretender votar em branco ou anular (24%) ou que não sabem dizer em quem votarão (13%) seguem muito altas. No cenário reduzido, em que Dilma enfrenta apenas Aécio e Campos, a intenção de voto na presidente caiu, segundo o Ibope, de 43% em março para 39% agora. Ao mesmo tempo e no mesmo cenário, Aécio foi de 15% para 16%. Já Campos passou de 7% em março para 8% em abril. A taxa de branco e nulo foi de 25% para 26%. Quando se troca Eduardo Campos por Marina Silva como candidata do PSB, a intenção de voto em Dilma também cai em abril. No cenário com os nanicos, a petista foi de 40% para 37%, Marina passou de 9% para 10% (Eduardo tem 6%), Aécio foi de 13% a 14%, o pastor Everaldo permaneceu com 2%, e a soma dos demais candidatos cresceu de 1% para 3%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, a presidente continua ganhando de todos os adversários testados. Dilma venceria Aécio por 43% a 22%, bateria Marina por 41% a 25%, e derrotaria Eduardo Campos por 44% a 17%. Mas as taxas de brancos, nulos e indecisos são altas, indicando que muitos eleitores ainda não conhecem ou não se sentem representados pelos atuais candidatos. A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 10 e 14 de abril, em 140 municípios de todas as regiões brasileiras. Foram feitas 2.002 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número protocolo BR-00078/2014.

Fonte: http://noticias.r7.com/eleicoes-2014/intencao-de-votos-cai-mas-dilma-ainda-lidera-com-37-diz-ibope-1...

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações30
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intencao-de-votos-cai-mas-dilma-ainda-lidera-com-37-diz-ibope/116648826

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

O PT tem que sair, Dilma tem que cair para o bem do país! continuar lendo

fato o politico que trocou dentaduras por votos continuar lendo

Não se esqueçam de que está tudo pronto para o caso da Dilma cair mais nove a dez pontos ou para uma prolongada permanência nos atuais níveis de intenção de voto. Haverá um conveniente "agravamento da Diverticulite" ou uma "Recidiva" que tornará inadequada a candidatura Dilma, sendo necessária sua substituição pelo novo "Pai dos Pobres".
O importante para o PT é não deixar a descoberto as roubalheiras (Petrobras, BNDES etc.), os 25000 cargos em comissão e os desvios (Delta, Oi etc.), não porque não estejam suficientemente ricos, estão por várias gerações, mais para não irem presos, pois seria algo muito desagradável. continuar lendo

Francelino Pereira - Reinaldo Schumann - fez a pergunta, em 1.979, que Charles Degaullle respondera em 1.967: "-?Que País é esse?".
"-Il n'est pá un pays sereuse!"

Ninguém acredita, mas todos sabem que o Pai dos pobres é o presidente de plantão. E que o único candidato capaz de enfrentar essa troupe tresloucada de corruptos, com alguma chance - o antipático José Serra, em quem sempre votei porque não estou votando em ninguém para ser minha namorada e nem estou correndo atrás de simpatia - está acuado e desparecido por seu partido anódino, o PSDB - porque não estão procurando um presidente da república, mas um preposto dos grupos de parasitas poderosas. continuar lendo