Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

ZapZap tem código fonte liberado após polêmica sobre legalidade; entenda

Publicado por Gm M.
há 10 anos

O criador do mensageiro ZapZap, conhecido como o "WhatsApp brasileiro", pôs fim nas polêmicas em torno da legalidade do app e, enfim, teve seu código fonte disponibilizado abertamente nesta terça-feira (3). Com isso, sua regulamentação garantida junto à comunidade de software livre. A medida foi tomada após um alerta feito por representantes do Telegram, dono do código original usado pelo ZapZap.

ZapZap tem cdigo fonte liberado aps polmica sobre legalidade entenda

ZapZap, o WhatsApp brasileiro, opera dentro da legalidade graças ao código fonte publicado nesta terça-feira (3) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O Telegram tem acesso às suas versões modificadas e verificou o aumento repentino de usuários do ZapZap. Após análise, os desenvolvedores notaram a irregularidade. “Eles disseram que o próprio Google poderia retirar o aplicativo da loja (Play Store), por isso, recomendaram que eu disponibilizasse o código sob a licença certa para não haver problemas”, explicou o desenvolvedor Erick Costa.

Segundo o brasileiro, o problema foi causado por pura falta de conhecimento da licença GNU GPL, sob a qual o Telegram está registrado. Então, para evitar problemas e regularizar o funcionamento do aplicativo, sua versão do código fonte foi disponibilizada para acesso público por meio do Github, famoso repositório de software livre – no site. Também é possível ver a inscrição “Licenciado sob GNU GPL”.

Com a medida, o desenvolvedor diz que pretende pôr um fim nas discussões. “Fiquei muito feliz porque o Telegram me deu todo o apoio. Agora vou poder me dedicar a melhorias no aplicativo”, disse. O número de downloads do mensageiro brasileiro já se aproxima do meio milhão e reúne 200 mil usuários ativos.

Aplicativo estava na ilegalidade

Programas originados de códigos abertos e não licenciados corretamente são passíveis de sanção pela legislação brasileira. Embora não haja menção direta no texto legal à licença usada no Telegram, a justiça poderia obrigar o desenvolvedor a disponibilizar o código abertamente, caso não o tivesse feito por livre e espontânea vontade.

“No caso do ZapZap, fechar o código de software criado e distribuído de forma aberta é uma infração contratual, já que a licença vincula todos que venham a desenvolver a partir do código original. Na Alemanha, por exemplo, existem dois casos judiciais em que as empresas Fortinet e D-Link foram obrigadas a seguir os termos da licença GNU GPL”, explica o professor da Faculdade de Direito da UERJ e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, Carlos Affonso Souza.

ZapZap tem cdigo fonte liberado aps polmica sobre legalidade entenda

ZapZap, agora um software livre sob a licença adequada, está livre de possível punição (Foto: Reprodução/Zapzap)

Segundo o advogado, a atitude de tornar o ZapZap um software livre sob a licença adequada é correta, pois o livra de possível punição. O aplicativo opera agora segundo as regras, não levando quaisquer riscos também aos usuários. “Quem comete a infração ao direito autoral é aquele que viola os termos da licença ao distribuir software de modo não autorizado”, assegura Souza.

Publicado por - PAULO ALVES - Para o TechTudo

Fonte - http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/06/zapzap-tem-código-fonte-liberado-apos-polemica-s...

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1211
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/zapzap-tem-codigo-fonte-liberado-apos-polemica-sobre-legalidade-entenda/122103478

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A afirmação que "o problema foi causado por pura falta de conhecimento da licença GNU GPL" é tão bizarra quanto "ele matou pq desconhecia que matar era proibido". continuar lendo

Acho importante que essas coisas aconteçam, para que a incelença GNU GPL seja disseminada no Brasil. Precisamos de mais softwares e hardwares livres e isso só é possível se os criadores de "códigos originais", como citado a cima, fizerem o licenciamento GNU GPL, forçando os continuadores a manterem seu códigos disponibilizados.
Espero que em um futuro longínquo possamos saber oque está rodando em nossos celulares... continuar lendo

O problema é que muita gente, inclusive desenvolvedores, não sabe a diferença entre as diferentes licenças de software livre e de código aberto. Inclusive há a possibilidade de um programa ser open source (código aberto) mas não ser gratuíto. Ou ser gratuito e não ser open source.

Freeware não é necessariamente Open source

"Todo software livre deve ser licenciado através de uma licença de software livre. Uma das mais conhecidas é a GNU GPL. Entretanto, existem diversas outras: GNU AGPL, GNU LGPL, GNU FDL , MPL (Licença pública Mozilla), Licença Apache, Licença MIT e Licença BSD."

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre#Tipos_de_Licen.C3.A7a_de_Software_Livre

Muitas vezes o desenvolvedor apenas entende de programação, e acaba passando ao largo dos cuidados relativos ao licenciamento e à proteção do direito autoral (próprio e de terceiros) continuar lendo