Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Entidade pede cotas raciais em concursos do Judiciário e do Legislativo da União

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Entidade pede cotas raciais em concursos do Judicirio e do Legislativo da Unio

Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha é a relatora do mandado de segurançaFoto: Carlos Humberto - TSE

O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental impetrou mandado de segurança no STF, no qual requer a concessão de segurança que garanta a reserva de 20% das vagas para pardos e negros em concursos públicos realizados pelos poderes Legislativo e Judiciário da União.

Caso – O Iara arrazoou ao Supremo Tribunal Federal que os demais poderes da União contrariaram a legislação ao não recepcionarem a Lei 12.990/2014, que instituiu as cotas na administração federal. A norma em questão – a Lei 12.990/2014 –, publicada no último dia 9 de junho, estabelece a reserva de 20% das vagas de concursos para cargos na administração pública federal, bem como nas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista da União. Pondera o pedido de segurança: “Qualquer inclusão de ação afirmativa para negros que não contemple os demais poderes da União não há de ser considerada com eficácia plena, cabendo nessas situações a interferência do Poder Judiciário, nesse caso, por descumprimento do Estatuto da Igualdade Racial [Lei 12.288/2010]”.

Mulheres – Derradeiramente, o mandado de segurança questiona a ausência na legislação de dispositivo que assegure a igualdade de gênero para as mulheres – há pedido liminar para a inclusão da cota racial em um concurso público já autorizado pelo Tribunal de Contas da União. A matéria foi distribuída à relatoria da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha.

Fato Notório

Órgão: Supremo Tribunal Federal Número do Processo: MS 33072

Fonte - http://www.fatonotorio.com.br/noticias/ver/16767/entidade-pede-cotas-raciais-em-concursos-do-judicia...

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entidade-pede-cotas-raciais-em-concursos-do-judiciario-e-do-legislativo-da-uniao/127328920

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A questão das cotas raciais x cotas sociais poderia resumir-se em uma consideração:
Deve-se perguntar a um grupo excluído: Quem tem fome e sede? ou Qual a sua cor? continuar lendo