Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Plano de saúde terá de oferecer cirurgia bariátrica a paciente com obesidade

Publicado por Gm M.
há 10 anos

O TJ/GO manteve sentença proferida pelo juízo da Primeira Vara Cível da comarca de Anápolis, que determinou que o Plamheg ofereça cirurgia de gastroplastia a Railand Costa Medeiros, além de indenizá-lo em R$ 5 mil por danos morais por ter recusado a cobertura à cirurgia.

Consta dos autos que Railand foi diagnosticado com obesidade classe 2, associada a hipertensão arterial e osteoartrose. Por isso, foi indicada, pelo seu médico, a realização da cirurgia bariátrica ou gastroplastia.

A cobertura da cirurgia, no entanto, foi recusada pelo seu plano de saúde. Railand teve, então, de buscar na justiça o direito à cirurgia, que lhe foi concedido em primeiro grau.

A Plamheg interpôs apelação cível para a reforma da sentença. Ela argumentou que Railand não preenche os requisitos legais autorizadores para a realização da gastroplastia. Segundo a empresa, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) proíbem a autorização para a realização da cirurgia se não houver provas dos requisitos necessários.

Também pediu pela exclusão da indenização, pois em sua opinião, não se configurou sua responsabilidade civil no caso.

Em seu voto, o desembargador entendeu que foi comprovado nos autos ser imprescindível a cirurgia. O magistrado afirmou que não compete ao plano de saúde definir o tratamento adequado, mas sim ao médico.

Itamar de Lima julgou que, por esses motivos, a negativa de cobertura ao procedimento cirúrgico é inadmissível. Segundo ele "a imposição de qualquer obstáculo viola a função social do contrato, colocando o consumidor em extrema desvantagem perante o plano de saúde. Não se mostra razoável que um regulamento elaborado pela Agência Nacional de Saúde se sobreponha a importantes e inafastáveis direitos constitucionais".

Para o magistrado, a conduta da seguradora demonstrou-se abusiva, acarretou sofrimento e angústia à Railand, fatos que segundo ele, extrapolaram a esfera do mero dissabor e violaram os direitos da personalidade, especialmente, da dignidade da pessoa humana previstos na Constituição Federal.

Processo: 201290665915 TJ/GO

Fato Notório

FONTE

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações423
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-tera-de-oferecer-cirurgia-bariatrica-a-paciente-com-obesidade/133964236

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)