Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Documentário aborda polêmica do novo Código Florestal

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Documentrio aborda polmica do novo Cdigo Florestal

Data do evento: 31/08/2014

No dia 31/8, domingo, às 17h, no auditório do Parque do Ibirapuera, acontece a pré-estreia do documentário A Lei da Água (Novo Código Florestal), dentro da programação da Virada Sustentável. A entrada é gratuita.

O filme retrata a polêmica sobre as mudanças na legislação que prevê o que deve ser conservado e pode ser desmatado nas propriedades rurais e cidades brasileiras. O impacto sobre a capacidade da floresta de proteger mananciais de água e, assim, prevenir crises como as que afetam São Paulo hoje, por exemplo, é um dos temas centrais da produção. Confira o trailler:

http://www.youtube.com/embed/n3wZxYgRyWQ

O documentário foi realizado ao longo de 16 meses, com base em pesquisa e 37 entrevistas realizadas no Rio, São Paulo, Pará, Mato Grosso, Paraná e Brasília. Foram entrevistados ambientalistas, cientistas, ruralistas e agricultores, alguns dos quais acompanharam de perto a controversa tramitação da nova lei no Congresso e opinam sobre seus impactos, trazendo perspectivas diversas e discordantes sobre o tema. Alguns deles devem estar na pré-estreia.

Ainda sem previsão de distribuição, a obra foi dirigida por André D´Elia e conta com o Fernando Meirelles na produção executiva. D’Elia também é o autor de “Belo Monte, o anúncio de uma guerra”, já assistido por 45 mil pessoas nos cinemas e mais de 3 milhões de pessoas na internet. D´Elia e Meirelles também estarão na pré-estreia.

A obra é uma parceria do Instituto Socioambiental (ISA), Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e Bem-Te-Vi Diversidade. Após a exibição, haverá um bate-papo entre público, o diretor e representantes dessas organizações.

Estão no filme o senador e ex-governador Blairo Maggi (PR-MT), os deputados federais Ivan Valente (PSol-SP) e Ricardo Trípoli (PSDB-SP), a subprocuradora da República Sandra Cureau, o ambientalista Mário Mantovani, pesquisadores de instituições como a USP e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre outros.

“O Código Florestal Brasileiro deve ser bom para a agricultura, deve ser bom para a floresta e deve ser cumprido. Espera-se que o público compreenda as questões relacionadas à lei, podendo decidir por si próprio o que é melhor para o Brasil. E que vença a melhor ideia!”, afirma D´Elia.

O filme alerta sobre as consequências do novo Código Florestal – aprovado há mais de dois anos e que anistiou 29 milhões de hectares desmatados ilegalmente em todo País – e sobre o que ainda pode ser feito para evitar mais prejuízos ao meio ambiente.

O documentário vem a público no momento em que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra a Lei 12.651, que revogou o antigo Código Florestal de 1965.

Documentrio aborda polmica do novo Cdigo Florestal

Ficha Técnica (resumida)

Produção: Cinedelia.

Coprodução: O2 Filmes.

Produção Executiva: André D’Elia e Fernando Meirelles.

Direção: André D’Elia

Consultor de Conteúdo: Raul Silva Telles do Valle

Montagem: Raoni Reis

Direção de Som: Diego Depane.

Cinematografia: Federico Dueñas

Direção de Arte: Vital Pasquale

Trilha Sonora Original: Fábio Barros e Gabriel Nascimbeni

Platô: Digo Castelo Branco

Serviço

O quê? Pré-estreia de A Lei da Água (Novo Código Florestal)

Quando? Domingo, 31/8, às 17h

Onde? Auditório do Parque Ibirapuera, São Paulo (SP)

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2

Preço: Gratuito e aberto ao público

Documentrio aborda polmica do novo Cdigo Florestal

- See more at: http://www.sosma.org.br/eventos/documentario-aborda-polemica-novo-código-florestal/#sthash.IS7u510P....

FONTE

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/documentario-aborda-polemica-do-novo-codigo-florestal/136347622

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)