Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

A luta não morre

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Postado por Luciano Dantas - 1 - set - 2014 às 18:13

A luta no morre

segunda-feira, 1 de setembro de 2014 Os convidados destacaram a importância do envolvimento da sociedade civil e de organizações, como o Greenpeace, para dar visibilidade à impunidade.

Um dos principais museus de São Paulo recebeu no domingo, 31 de agosto, a visita de importantes ativistas de questões conflitantes na Amazônia.

A exibição do filme “Toxic Amazon: uma crônica de mortes anunciadas"(VICE, 2011) no Museu da Imagem e do Som (MIS), aproximou a distante realidade dos povos da Amazônia aos moradores da maior metrópole do Brasil, numa apresentação forte e comovente.

O encerramento foi marcado por um bate-papo com protagonistas das questões agrárias que mobilizaram Felipe Milanez a retratá-los no filme-denúncia: Claudelice Santos, irmã de Zé Cláudio Santos, líder extrativista morto em maio de 2011 e Cosme Caspitano da Silva, trabalhador rural e agente pastoral da Comissão Pastoral da Terra.

Nicole Figueiredo, da ONG 350, além do diretor do filme, também participaram.

Para Claudelice, a morte de seu irmão e cunhada é fruto da forma como o governo trata a questão agrária no Brasil. “Todos os casos de assassinatos por conta de terra na floresta ocorrem a partir de um sistema que conta com os interesses políticos e de fazendeiros, passando por pequenos e micro agricultores, que agem como mandantes, além dos pistoleiros, que executam esses crimes”.

Cosme Caspitano coolaborou com a conversa afirmando que os dados de redução do desmatamento na Amazônia, divulgados pelo INPE. “As madeireiras colocam um selo verde de sustentabilidade e vocês da região Sudeste acreditam que estão comprando uma madeira legal – na verdade se trata de uma madeira melada de sangue. Muita gente morreu pra essa madeira cair.”

Os convidados destacaram a importância do envolvimento da sociedade civil e de organizações, como o Greenpeace, para dar visibilidade à impunidade que há décadas mata e aterroriza os extrativistas que conflitam os interesses madeireiros e do agronegócio.

No dia 03 de setembro Claudelice participa de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado. O objetivo é discutir a violência contra as populações nas regiões centrais da expansão agrária.

GREENPEACE BRASIL

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-luta-nao-morre/137142617

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)