Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

O mundo todo está errado

Enquanto governos, empresas e sociedade civil dizem querer o fim do desmatamento, Dilma parece não pensar do mesmo jeito

Publicado por Gm M.
há 10 anos

O mundo todo est errado

Foto: Greenpeace/Daniel Beltra

Nesta semana, iniciativas globais elevaram o tom da discussão em torno de aumentar a proteção das floretas. Em dois diferentes momentos, empresas e governos assinaram compromissos pedindo pelo fim do desmatamento. Ao mesmo tempo, no Brasil, uma pesquisa apontou que 90% dos brasileiros são contra a derrubada da Amazônia. E a lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero já contabiliza mais de 1 milhão de assinaturas. Porém, para a presidente Dilma e o ex-ministro Roberto Rodrigues, um dos representantes do agronegócio nacional, o fim do desmatamento é “utópico” e “demagógico”. Para Rodrigues, desmatamento zero é “coisa errada”.

O mundo parece que não concorda. Na última quarta-feira, o fórum global conhecido como ‘Consumers Goods Forum’, que reúne 400 marcas globais, como L’Oreal, Proctor & Gamble e Unilever, se comprometeu a ajudar seus membros a alcançar a meta de ‘desmatamento zero líquido’ em suas cadeias produtivas até 2020. Tais compromissos precisam ser tratados com interesse e atenção. Uma vez traduzidos em realidade, eles têm a capacidade de impactar positivamente a proteção às florestas ao redor do globo. Mas é preciso monitorar essas ações. E é neste campo que algumas iniciativas já existentes, como a moratória da soja e acordos de não-desmatamento para óleo de palma, são determinantes.

No mesmo dia, na conferência da ONU, foi apresentada a declaração de Nova Iorque, documento que pede o fim do desmatamento em escala mundial. A declaração conta com 150 assinaturas, entre elas 32 países, 20 estados e outras 40 empresas de atuação global. Foi exatamente nesse evento que o governo brasileiro protagonizou cenas lamentáveis ao se negar a assiná-lo.

“A postura do Governo é tacanha. O Brasil detém mais de 30% das florestas tropicais do mundo e deveria, por conta disso, não apenas assinar, mas liderar a escrita desse texto, tentando deixá-lo mais ousado. Ao contrário disso, Dilma deu as costas para as florestas, assim como faz aqui no Brasil”, disse Marcio Astrini, do Greenpeace. “Pior, o governo foi aplaudido por parte do agronegócio brasileiro. Esse tipo de postura compromete a imagem do próprio setor agropecuário nacional, colocando nele o rótulo do atraso. Apequenaram nosso país”, completou.

Fazendo coro aos acordos mundiais, uma pesquisa divulgada no início da semana resume que, para os brasileiros, a Amazônia é muito valiosa e não deve ser desmatada. A pesquisa realizada com 2.000 pessoas é intitulada "Floresta Amazônica e Alterações Climáticas", feita pelo Instituto Análise e publicada no jornal Valor Econômico.

Quase por unanimidade, 90% dos entrevistados dizem que o desmatamento da Amazônia é ruim para o desenvolvimento do Brasil, pois reduzirá as chuvas e aumentará as temperaturas. A percepção dos brasileiros está alinhada com o que diz a ciência; é da Amazônia que vem a maior parte das chuvas que abastecem os reservatórios de água e as plantações de comida do sul e sudeste do país.

A pesquisa ainda mostra a opinião contrária dos entrevistados nos temas hidrelétricas na Amazônia, expansão da agricultura sobre florestas e código florestal.

De comum, os compromissos internacionais e a pesquisa sobre Amazônia nos revelam que a demanda global por produtos livres de desmatamento é crescente. E neste novo mundo, o Brasil poderia ser um exemplo de liderança. Temos potencial para sermos o maior produtor de alimentos e maior protetor de florestas do planeta, usando as áreas já abertas em nosso país, que oferecem espaço suficiente para dobrar a produção de alimentos sem desmatar.

Porém, a escolha de Dilma e de parte do Agronegócio é a de virar as costas para essa realidade. Ao negarem o fim do desmatamento, eles vão não apenas levar mais destruição às nossas florestas, mas também comprometer o futuro da própria agropecuária brasileira.

Mas, se depender de Dilma e do ex-ministro, o Brasil vai continuar olhando para o futuro pelo retrovisor.

GREENPEACE BRASIL

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações166
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-mundo-todo-esta-errado/141697364

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Por essa e outras é que vou votar na Marina. Voto na Marina contra a Dilma e contra Aécio pois, o Aécio vai fazer acordos com o PT para manter a petralhada no serviço público. continuar lendo

Apoio qualquer ato que retire o crime organizado que se encontra empoleirado e roendo ministérios, agências reguladoras, estatais e todo o erário, portanto o apoio na decisão de votar na Marina. É inconcebível admitir a afirmação mentirosa sobre o candidato Aécio, pois não haveria qualquer vantagem para ele ou seu partido, manter o status quo em prejuízo, repito, do país, de seu partido e seu próprio. Abominamos os doze anos de mentiras e propaganda enganosa do atual partido no poder, para que ligar a candidata do PSB a atos semelhantes e compará-la com o que há de mais baixo na política deste país, não desejamos mais do mesmo. continuar lendo

Atual e interessante. continuar lendo