Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Amazônia em debate

Publicado por Gm M.
há 9 anos

Postado por Alan Azevedo - 20 - out - 2014 às 12:45

Vídeos debatem como a maior floresta tropical do mundo está sendo ameaçada pelo agronegócio, extração ilegal de madeira, violência no campo e falta de gestão

Greenpeace e Estúdio Fluxo realizaram uma série de debates sobre como o Meio Ambiente é abordado nos debates eleitorais. Sujeito Oculto: política e meio ambiente trouxe especialistas de ponta para falar dos principais desafios socioambientais que o próximo governo enfrentará.

Em seu episódio mais polêmico, a série aborda a Amazônia, centro de eterna disputa entre poder, direitos e desenvolvimento.

Com a mediação de Bruno Weis, jornalista do Greenpeace, os convidados André Villas-Bôas (Instituto Socioambiental – ISA), Marcio Astrini (Greenpeace) e o cineasta Daniel Augusto, (diretor do documentário Amazônia Desconhecida), conversaram sobre as ameaças que cercam a Amazônia.

Claudelice Santos e Cosme Capistrano - líderes rurais ameaçados de morte - participaram através de depoimentos gravados, assim como o procurador da República Camões Boaventura, um dos responsáveis por garantir a consulta dos povos da floresta no caso das hidrelétricas previstas para o rio Tapajós, e Paulo Barreto, do Instituto Socioambiental, ISA.

Um dos assuntos mais em voga no debate foi o ciclo da madeira ilegal na Amazônia, uma vez que 80% da exploração é feita de maneira ilícita no Brasil. Em paralelo, o Greenpeace acaba de lançar uma denúncia que confirma essa atividade. Confira no site da campanha Chega de Madeira Ilegal!

Confira abaixo os melhores momentos do debate:

http://www.youtube.com/embed/KUD7emTHpvw

Análise da gestão do governo em relação à preservação da floresta e seus povos tradicionais. Marcio Astrini lembra da PEC 215 e André Villas-Bôas ressalta a inoperância do estado e a falta de mecanismos para diminuir impactos das obras, conflitos no campo ou desmatamento.

Amazônia, terra da grilagem

http://www.youtube.com/embed/ayIvy4d5Kts

Um dos principais problemas na Amazônia é a grilagem de terra, maneira encontrada para requisitar posse de terras da União. “A grilagem no Brasil vem desde 1500”, defende André Villas-Boas. Marcio Astrini explica como o grileiro atua e as consequências de suas ações para a floresta e o país.

Conflitos no Campo

http://www.youtube.com/embed/G7fOV0BbLJw

Vídeo que conta com o depoimento de Claudelice Santos e Cosme Capistrano, lideranças rurais ameaçadas de morte. A maioria dos conflitos são consequências da grilagem de terra, do avanço do agronegócio e do desmatamento. “São quase 450 pessoas assassinadas – ou melhor, abatidas – na Amazônia”, conta Marcio Astrini.

Madeira Ilegal

http://www.youtube.com/embed/Gq751VySj6s

“Não existe um esquema de crime e fraude no país como acontece na Amazônia”, explica Marcio Astrini. 80% da exploração de madeira no país é feita de maneira ilegal, e essa questão merece maior atenção do governo brasileiro. André Villas- Bôas questiona: “É uma exploração consentida. É uma quantidade gigante de toras de madeira e ninguém vê?"

Sem floresta, sem água

http://www.youtube.com/embed/Jdq_oCJKkxE

A relação da Floresta Amazônica com a chuva no resto do Brasil. A Amazônia é responsável por grande parte das precipitações na região sudeste do Brasil, que hoje sofre com histórica crise hídrica. Se desmatar a floresta, a água acaba junto.

Depois de assistir, compartilhe o vídeo nas redes sociais e mostre aos seus amigos e familiares. Esse debate, tão importante para o futuro do país, deve ser cada vez mais pluralizado, para que a cobrança sobre nossos governantes seja efetiva.

GREENPEACE BRASIL

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações154
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amazonia-em-debate/146773089

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Moro ha 40 anos na Amazonia. È obvio que tem que preservar, mas não vi nenhum incentivo para reflorestar as areas degradadas com especies nativas. Não vi nesses anos todos nenhuma política para os minerais Amazonicos, so muita gente de escritorio com ar condicionado palpitar sem conhecimento de causa, fala-se em sustentabilidade, mas não fazem nada, somos mais de 30 milhões de habitantes, e somos tratados como destruidores, sem direito a defesa, a seca no sudeste deve ter outra explicação, as chuvas da região norte são provenientes (tempo das águas) do esfriamento das águas do pacifico ou aquecimento, As arvores velhas da Amazonia retira o oxigenio do ar de dia e expele gas carbonico a noite, porque não falam dos maiores poluidores da face da terra os paises que tanto se intrometem no nosso, china, eua, europa e outros, que não tão nem ai, sim nos temos que presevar, mas não tachar a todos como como desmatadores jogando o sudeste contra o norte... continuar lendo

Interessante a "preocupação" do Greenpeace, ISA et caverna, com os "problemas" da Amazônia! Essas e outras entidades estrangeiras, atendendo aos seus patrões e financiadores, tentam parar o desenvolvimento nacional para manter o acesso aos minerais estratégicos que nos querem fora. É o ambientalismo é o credo que atrai os nossos nacionais, enquanto os países ricos continuam cada vez mais ricos, apesar da crise. continuar lendo