Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Espuma suspeita no mar de Angra e Paraty desperta atenção das autoridades

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Denúncia feita aponta a Eletrobras como responsável pela espuma

Angra dos Reis faz parte da Costa Verde. Um dos litorais mais protegidos pelos ambientalistas. Foto angra-dos-reis-rj.com

No começo do mês de novembro uma denúncia levou as autoridades da cidade de Angra dos Reis e Paraty a investigarem a causa de espuma que foi vista no mar da região, próxima a usina nuclear, que utiliza as águas do mar para resfriar os reatores.

As autoridades ambientais coletaram amostras da espuma e as encaminharam para análise no laboratório Dolnea, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Um laudo técnico deve ser emitido até a próxima semana dizendo qual o conteúdo da espuma.

Em entrevista ao jornal O Globo, o secretário adjunto do Meio Ambiente de Paraty, Gibrail Rameck Júnior, disse que a espuma tinha "cheiro diferente do cheiro da espuma do mar". Segundo o site do jornal, após receber a denúncia o secretário acionou o Inea, Ibama, ICMBio e a Agência Nacional de Petróleo.

O secretário também teria dito que teve um contato visual com a espuma e que ela não parecia com a que geralmente se forma quando o mar está em ressaca.

A Eletrobras foi apontada como causadora da espuma, ao site divulgou que se trata de um fenômeno natural (comum no mês de março e durante o inverno) que está acontecendo em quase todo litoral do Rio de Janeiro.Os pescadores de Tarituba, em Paraty, e Piraquara, em Angra, alegam que a espuma apareceu há cerca de um mês, ou seja, já na estação da primavera.

Ainda de acordo com a Eletrobrás, a espuma, que pode ser de coloração amarelada ou esbranquiçada, é composta basicamente de ar, água e de matéria orgânica, formada pela mistura de restos de organismos marinhos animais e vegetais mortos (fitoplancton e zooplancton). “Quanto mais matéria orgânica, mais espuma”, diz o órgão.

Com o mar forte, as ondas na região agem como um “liquidificador”, dando origem a grandes quantidades de espuma e muco viscoso na água. E, com a ação dos ventos e correntes, a espuma é então arrastada para a costa, onde se acumula. A Eletrobras negou que a espuma teria saído do resfriador da usina nuclear.

A Capiatania dos Portos de Angra dos Reis tranquilizou a população informando que já tinha analisado no mês passado as espumas. A investigação foi feita na região da Ponta Grossa, na Ilha Grande, e constatou que as algas se desprendem do fundo do mar e, ao baterem em pedras, provocam as espumas amareladas.

Ainda de acordo com a Capitania, a apuração foi feita no período em que a Marinha participou do exercício de simulação de acidente nuclear, deste ano, em Angra.

O fenômeno não representa gravidade à vida marinha, e em nenhum momento os pescadores interromperam suas atividades - informou a Capitania.

http://www.almasurf.com

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações473
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/espuma-suspeita-no-mar-de-angra-e-paraty-desperta-atencao-das-autoridades/112109710

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Logicamente se trata de uma reação química.Pode ser sabão, detergente, soda caustica etc.
Enfim inúmeras são as causas, contudo, levando em conta a quantidade de espuma , a dispersão deve ter origem de alguma grande complexo industrial, pode ser também a lavagem do porões de navios, ou mesmo a lavagem de um sistema fechado de condensação de alguma calderária que usa vapor para movimentar maquinas (alguma turbina) nao sei precisar se existem navios movidos a turbina em Angra. Geralmente sistemas de intercambio térmico usam agua salgada num ciclo aberto, para resfriar a agua doce responsável pelo ciclo fechado condensação do agente de vapor.
E com o passar dos tempos esses dutos criam um limo fazendo-se necessário limpar a câmara de condensação (se não fizer o resfriamento é insuficiente) e para isso misturam na agua do ciclo aberto algum produto, O mais indicado é soda caustica. .

Se permitirem recomendo um site explicando como esse sistema funciona

https://sites.google.com/site/sistemaderefrigeracao/ continuar lendo