Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Limite de 2ºC para aquecimento é alto demais para evitar efeitos das mudanças climáticas

Publicado por Gm M.
há 10 anos

grafico Limite de 2C para aquecimento alto demais para evitar efeitos das mudanas climticas

Segundo um novo estudo de 18 pesquisadores climáticos renomados, a meta de limitar o aquecimento global a 2ºC Celsius, estabelecida durante as negociações climáticas de 2009 em Copenhagen, pode ser alta demais para evitar os impactos mais preocupantes das mudanças climáticas.

De acordo com os autores, um limite melhor seria metade disso, ou seja, 1ºC. Além disso, os cientistas afirmaram que a quantidade aceitável de emissões estabelecida pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) também está errada.

A pesquisa, liderada por James Hansen, da Universidade de Colúmbia, concluiu que a quantia de um trilhão de toneladas métricas do IPCC faria com que a atmosfera se aquecesse duas vezes o limite internacional, ou quatro vezes mais do que o novo estudo afirma que deveria ser.

Infelizmente, os cientistas sugerem que, devido às atuais negociações climáticas, mesmo a meta de 2ºC pode não ser alcançada. Visto que o planeta já está 0,8ºC mais quente, parece impossível aos pesquisadores manter apenas 1ºC de aquecimento.

Isso porque, para manter esse limite, as emissões de gases do efeito estufa (GEEs) teriam que ser reduzidas em 6% ao ano já a partir de 2013, o que resultaria em 500 bilhões de toneladas métricas (551, 16 bilhões de toneladas) de carbono acumulado na atmosfera até o final do século.

Contudo, se as emissões continuarem a aumentar até 2020, essa redução teria que ser de 15% ao ano para atingir 500 bilhões de toneladas métricas apenas no final do século. “A enorme infraestrutura de energia de combustíveis fósseis atualmente em vigor torna praticamente certo que o limite de 500 [bilhões de toneladas métricas] será excedido”, colocaram os autores.

Os cientistas esperam que essa pesquisa possa servir como base para uma futura ação jurídica contra os governos por não conseguirem reduzir as emissões e proteger as gerações futuras. “Continuar as altas emissões de combustíveis fósseis, dado o atual conhecimento das consequências, seria um ato de extraordinária injustiça entre as gerações”, observa o estudo.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

FONTE - Jéssica Lipinski, do CarbonoBrasil

http://envolverde.com.br

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações115
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limite-de-2-c-para-aquecimento-e-alto-demais-para-evitar-efeitos-das-mudancas-climaticas/112201107

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)