Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Pesquisadores afirmam que ‘fracking’ pode causar defeitos de nascença e câncer

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Exploração do gás de xisto em Youngstown, Ohio. Foto: Dimiter Kenarov / Pulitzer Center

Um novo estudo aponta que o uso de elementos químicos perigosos na técnica mais utilizada para a exploração de Gás de Xisto, o chamado ‘fracking’ (fraturamento da rocha), pode causar diversos efeitos negativos na saúde humana, desde infertilidade até defeitos de nascença e câncer.

Pesquisadores da Universidade de Missouri (Estados Unidos) alegam em uma publicação no periódico ‘Endocrinology‘ que “a rápida expansão na extração de gás natural usando o fraturamento hidráulico aumenta o potencial de contaminação da água de superfície e subterrânea”.

Eles explicam que centenas de produtos, contendo mais de 750 elementos químicos e outros componentes, são potencialmente usados no processo de extração, incluindo mais de 100 com efeitos conhecidos ou suspeitos sobre o sistema endócrino.

Das 39 amostras de água coletadas em uma região com intensa atividade de extração, 89%, 41%, 12% e 46% apresentaram atividades estrogênicas, anti-estrogênicas, androgênicas e anti-androgênicas, respectivamente, mais do que nas regiões com pouca atividade de fracking.

Essas substâncias, chamadas de disruptores endócrinos, interferem no sistema hormonal, que controla diversas funções corporais. A exposição aos elementos tem sido relacionada, por outros estudos, com casos de câncer, defeitos de nascença e infertilidade.

“[Nos Estados Unidos, o fracking é isento da regulamentação federal que protege a qualidade da água, mas os vazamentos associados com a exploração de gás natural podem contaminar a superfície, o solo e a água potável”, alerta Susan Nagel, PhD, professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Missouri.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.

por Fernanda B. Müller, do CarbonoBrasil - http://envolverde.com.br

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações188
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisadores-afirmam-que-fracking-pode-causar-defeitos-de-nascenca-e-cancer/112262345

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)