Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Emoções dos cães são surpreendentemente humanas

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Cachorro

Detectar as capacidades emocionais de uma criatura que não consegue se comunicar na mesma língua que nós pode ser uma coisa complicada. Os seres humanos tem interpretado a linguagem corporal e vocalizações de todos os tipos de animais as filtrando através do nosso próprio ponto de vista. Mas, recentemente, a ciência nos deu uma outra maneira de olhar para como os cães experimentam emoções. Um olhar direto sobre o que está acontecendo em seus cérebros mostraram que os cães têm uma química cerebral muito semelhante a dos seres humanos, e a atividade elétrica que aparece em seus cérebros em certos estímulos se espelha à nossa.

A ideia de que cães são criaturas muito inteligentes não é nova. Mas a ideia de cães como criaturas emocionais e sentimentais foi motivo de intensos debates. Opiniões vão desde a ideia de que eles são apenas máquinas cobertas de pelé e não têm a possibilidade real de sentir ou sonhar até a idéia de que eles são realmente pequenas pessoas de quatro patas. Recentemente, descobertas científicas estão começando a inclinar-se para a segunda ideia.

O neurocientista Gregory Berns, da Universidade de Emory, vem tentando eliminar a barreira de comunicação que existe entre o cão e o humano. Ele está fazendo isso através do desenvolvimento de um método para olhar diretamente para o que está acontecendo em seus cérebros por meio de um scanner de ressonância magnética. Usado pela primeira vez seu próprio cão Callie, ele treinou cães para se acostumaram com um aparelho de ressonância magnética e, em seguida, expôs os animais a vários estímulos. A atividade das ondas cerebrais resultantes é muito semelhante ao observado em um cérebro humano.

Quando expostos a coisas que eles gostam, como um mimo, um brinquedo, ou o seu humano favorito, cães mostram um aumento da atividade em uma parte do cérebro chamada núcleo caudado. Nos seres humanos, o núcleo causado é ativado na presença de coisas que nós gostamos, seja comida, música, ou uma pessoa que amamos.

E o mesmo vale para os cães.

Enquanto isso não significa necessariamente que eles nos amam da mesma forma que nós os amamos, isso certamente sugere que seus cérebros estão nos dizendo que eles se sentem felizes. O estudo ainda descobriu que partes do cérebro de um cão foram ativadas por outros estímulos, como o desconhecido e o assustador.

Presente tanto nos seres humanos quanto nos cães está o hormônio oxitocina. Nos seres humanos, é um neurotransmissor conhecido que é liberado durante experiências socialmente agradáveis ​​que vão desde cumprimentar um amigo até o orgasmo. Os cães têm o mesmo hormônio, e os produzem em muitas das mesmas circunstâncias. Os níveis de oxitocina aumentam quando eles se reúnem com o seu melhor amigo humano depois de uma curta separação, bem como quando são acariciados ou brincam com uma pessoa.

No outro lado da moeda, os cães também compartilham outro hormônio produtor importante de emoções conosco: o cortisol. A presença do cortisol está ligada ao stress e ao medo – quanto mais intensa for a emoção e a situação, mais alto é o pico dos níveis de cortisol – tanto em humanos quanto nos cães.

Fonte: http://loucosporconhecimento.com.br/emocoes-dos-caes-são-surpreendentemente-humanas

http://helpplanetabr.wordpress.com

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações628
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/emocoes-dos-caes-sao-surpreendentemente-humanas/112278778

Informações relacionadas

Pesquisa afirma que cachorros têm sentimentos comparados aos de crianças

12 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não, não são.
Os cães, como se convencionou chamar esse animal que personifica a fidelidade, tem uma forma de amar que nós, ditos humanos, não conseguimos superar: o amor incondicional que independe daquilo que lhes fazemos ou lhes damos.
A minha Themis, uma Chihuahua Tricolor, me ensina isso todos os dias.
Feliz Natal a todos com a Presença do Deus Menino! continuar lendo

Meus cãoes, meus professores.
Aprendo com eles diariamente: companheirismo, amizade incondicional, fidelidade, cumplicidiade e a parte mais difícl,: ser verdaeiro. Em reconhecimento e por ser verdade escrevo aqui. continuar lendo

Já tive um casal de pastor alemão e ficava impressionado com o vínculo do animal cão com o seu dono. Acho que o cachorro é o animal que mais interage com raça humana, muito impressionante capacidade do animal de compreender os sentimentos do dono e vice-versa. continuar lendo

O s heterótrofos,entre outros animais o cão,é um exemplo de docilidade e carência dependente de nó humanos.E ainda são mais fiéis do certas pessoas... continuar lendo