Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Ciberativismo

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Ciberativismo

Ao pé da letra o termo “ciberativismo” significa ativismo cibernético, uma nova modalidade de iniciativa de protesto e oposição de ideias realizada nos meios eletrônicos de comunicação, mais notadamente, a Internet e a informática, podemos considerar as mensagens SMS dos celulares como parte desse movimento.

O ciberativismo tem sido uma alternativa aos mass media, meios de comunicação de massa tradicionais, para organizar reuniões políticas e sociais, e disseminar determinada mensagem a um maior número de pessoas sem depender do rádio, da TV e dos jornais impressos. O objetivo é também obter maior liberdade de expressão, de troca de informações, expressar e compartilhar opiniões e realizar atos de impacto público.

Nos tempos atuais, o ciberativismo tem se concentrado em temas ambientais, políticos e sociais, sempre tendo como base a acessibilidade crescente das pessoas à Internet e telefonia móvel. Além da maior visibilidade, a Internet possibilita baixo custo na produção e disposição de conteúdos e eventos; e eficácia em curto período de tempo nas adesões alcançadas por meio de comunidades virtuais.

Em revoltas políticas ocorridas nos países do Oriente contra ditaduras resistentes, como por exemplo, a revolta popular dos egípcios contra o ex-presidente ditador Mubarak, todo o movimento foi firmado e transmitido via twitter e demais redes sociais que auxiliaram na transmissão de opiniões e organização dos manifestantes nas ruas.

O ciberativismo também possibilita o movimento de ideias no alcance intecontinental. Esse novo tipo de movimento alia o ativismo real ao contexto de velocidade de acesso das novas mídias, mais especificamente da popularização das redes sociais e suas comunidades formadas e mantidas por grupos de diversas culturas e países.

Uma das condições para que o ciberativismo seja, na maioria dos casos, bem sucedido, é o fato de que um pensamento ou acontecimento do mundo real possa vir a ser bem reproduzido e informado no mundo virtual de maneira similar ao ambiente real e, muitas vezes, com uma visão mais detalhista em comparação ao conteúdo noticiado nas grandes mídias.

Esse ativismo virtual não se resume somente na expressão e troca de ideias nas novas plataformas de relacionamento social, mas sobre tudo no agendamento de passeatas, abaixo assinado virtual, petições e compartilhamento de vídeos. Abrange atos de boicotes contra determinado site ou marca virtual.

Essas ações são consideradas como um espaço complementar de mobilização e politização pública, ações virtuais que contribuem com assembleias, passeatas e reclamações coletivas. O ciberativismo pode ser praticado por qualquer pessoa ou grupo que possui acesso à Internet.

Por Fernando Rebouças - http://www.infoescola.com

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3445
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ciberativismo/112299360

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)