Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

TJ/SC mantém o cachorro "Getúlio" no apartamento de seus proprietários

Acordão consignou a inexistência de "proibição", mas "restrição" a cachorros que perturbam moradores

Publicado por Gm M.
há 10 anos

TJSC mantm o cachorro Getlio no apartamento de seus proprietrios

Tribunal de Justiça de Santa Catarina Divulgação: TJ/SC

A Primeira Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou provimento a recurso de apelação e manteve decisão de primeiro grau, que garantiu a presença de cachorro de estimação no condomínio onde moram os seus proprietários.

Caso – O "Condomínio Edifício Menke" ajuizou ação cominatória em face do casal Roberto Miers e Michelle Huscher Miers, na qual requereu a proibição dos moradores de manterem seu animal de estimação – o cachorro "Getúlio" – nas dependências de seu apartamento.

O autor/recorrente arguiu que o regulamento interno do condomínio proíbe animas que possam causar incômodo aos moradores nas áreas internas dos apartamentos e das lojas comerciais.

O Edifício Menke apontou, também que "Getúlio" perturba os demais moradores em decorrência de seus latidos e, adicionalmente, a presença do animal deprecia as clínicas médicas no edifício.

A ação foi julgada improcedente pelo juízo da Segunda Vara de Indaial, que fundamentou que a prova testemunhal colhida na instrução era inconclusiva: poucos moradores, de forma injustificada, reclamavam de Getúlio. Irresignado, o condomínio recorreu da decisão junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Apelação – Relator da matéria, o desembargador Sebastião César Evangelista votou pela manutenção da sentença, explicando que o regulamento do edifício não "proíbe", mas "restringe" a permanência de animais de estimação – a vedação estaria restrita aos animais que, efetivamente, "perturbam" outros condôminos.

O magistrado reconheceu que parte dos moradores se incomoda com Getúlio, no entanto, as testemunhas arroladas pela defesa afirmaram que não costumam escutar barulhos e latidos do cachorro.

Sebastião César Evangelista afastou as afirmações de que moradores ouvem passos de Getúlio na área externa do apartamento ou de choros do animal: "Se tal fosse a situação, o barulho seria de tal ordem que moradores de toda a rua ter-se-iam mobilizado para cuidar de tão grave e sonoro problema".

Fato Notório

Tribunal de Justiça de Santa Catarina: 2007.020624-9

FONTE

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações225
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tj-sc-mantem-o-cachorro-getulio-no-apartamento-de-seus-proprietarios/134628885

Informações relacionadas

ADVOCACIA DIGITAL
Notíciashá 3 anos

Para TJ, cachorro não pode ser autor de ação de indenização contra pet shop

Espaço Vital
Notíciashá 14 anos

A hora de despejar 17 cachorros

Carta Forense
Notíciashá 9 anos

Leis brasileiras ainda não reconhecem danos morais a animais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)