Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Dia internacional contra o gás de xisto

Operação para retirada de gás de xisto traz sérios riscos ambientais, como a contaminação do solo e de aquíferos subterrâneos

Publicado por Gm M.
há 10 anos

Notícia - 11 - out - 2014

Dia internacional contra o gs de xisto

O edital da 12ª Rodada permite a exploração de gás e óleo de xisto nos blocos licitados, apesar dos enormes riscos a aquíferos e populações. © Greenpeace

Hoje é Dia Internacional Contra o Fracking. Em todo o mundo, pessoas e organizações se mobilizaram para protestar contra a exploração de óleo e gás pela técnica de fraturamento hidráulico horizontal, o fracking.

O fracking consiste em injetar milhares de litros de água com centenas de produtos químicos (alguns cancerígenos) em alta pressão no subsolo, fraturando rochas para extração de óleo e gás de folhelho (conhecido como “xisto”). Esse processo traz riscos de contaminação do solo e, principalmente, de aquíferos subterrâneos que abastecem enorme populações. Os produtos químicos ameaçam a saúde das pessoas, podendo afetar os sistemas respiratório, imunológico, cardiovascular, entre outros.

Dia internacional contra o gs de xisto

Comparação com Unidades de Conservação e Terras Indígenas. © Greenpeace

Trabalho de pesquisa realizado pelo Greenpeace mostrou que, no Brasil, as áreas com potencial de reserva de xisto são as mesmas dos maiores aquíferos subterrâneos e, para piorar, onde foram licitados os blocos da 12ª Rodada de Licitações de Petróleo e Gás.

Além da ameaça de contaminação da água de consumo humano e também de uso na produção de alimentos, o uso intensivo no processo de fracking agrava a situação de falta de água em regiões de estresse hídrico. Outros impactos negativos são a fragmentação de florestas, sobreposição ou proximidade com Terras Indígenas, Áreas de Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, ameaça à biodiversidade, entre outros.

De qualquer maneira, o óleo e o gás de xisto são combustíveis fósseis, que emitem gases de efeito estufa, agravando o aquecimento global. No caso brasileiro, as maiores reservas são de gás, o que significa emissão de metano, que tem potencial de aquecimento global mais de 20 vezes maior que o CO2.

Já passou da hora dos governos investirem nas fontes renováveis. Somente com energia solar, o potencial de geração já atenderia a toda a demanda brasileira de eletricidade. Sem contar com as fontes eólica e de biomassa, já relevantes no Brasil

Não é mais necessário, atualmente, correr o risco de contaminar a água que a população bebe, a comida que seu filho come e o solo sobre o qual vivemos.

GREENPEACE BRASIL

  • Sobre o autorEmpresário
  • Publicações1158
  • Seguidores302
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações559
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dia-internacional-contra-o-gas-de-xisto/144996849

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

FRATURAMENTO HIDRÁULICO # TERRA DO GÁS (LEGENDADO)
• HYDRAULIC FRACTURING # GASLAND (SUBTITLED)
• Para ativa a legenda clique no icone CC

Documentário sobre o impacto socioambiental da exploração do gás natural das zonas de xisto nos EUA. Josh Fox percorre as zonas mais afetadas pelo Fraturamento Hidráulico nos EUA e revela como a indústria de petróleo e gás vem poluindo a água potável do povo americano e como as instituições políticas e reguladoras vêm sendo cooptadas à permitir e facilitar tal agressão ao meio ambiente e à saúde pública.

• http://www.youtube.com/watch?v=k3eYX7LaLLg continuar lendo

FRATURAMENTO HIDRÁULICO # EQUÍVOCO OU MEIA VERDADE?

Esclarecendo o tema central desse trabalho, que tem como objetivo dirimir as diversas declarações incisivas de algumas das nossas autoridades em eventos públicos, inclusive na Câmara dos Deputados, sobre o domínio técnico das operações de Fraturamento Hidráulico, quando o tema central tratado é a Exploração do Gás de Folhelho ou Gás Não Convencional “SHALE GAS”, salientando que:
• https://www.facebook.com/media/set/?set=a.684743154934715.1073741826.254773444598357&type=3 continuar lendo

Perfuração, cimentação e estimulação em poços verticais e horizontais.
• http://www.youtube.com/watch?v=k3n7sPYytQY

Fraturamento Hidráulico # Riscos e consequências
• https://www.youtube.com/watch?v=k7KJrAikcec (Legendado) continuar lendo

É um absurdo, o governo não pensar na sociedade local, vivemos num país rico em biodiversidade e em suas terras. Estamos caminhando para um novo modelo de economia, onde se bate o martelo, economia verde, da qual se enfatiza muito sobre tecnologias limpas. O que falta é uma legislação para essas Empresas de porte, uma lei mais severa sobre o meio ambiente. É fácil colocar leis para o cidadão cumprir e essas empresas que estão degradando o solo brasileiro? continuar lendo