jusbrasil.com.br
21 de Agosto de 2017

A maior tragédia ambiental do Brasil em Realidade Virtual

Gm M., Representante Comercial
Publicado por Gm M.
ano passado

A maior tragdia ambiental do Brasil em Realidade Virtual

11 - abr - 2016 às 10:37 - Filme em realidade aumentada propõe imersão total do espectador ao mostrar a destruição do município de Bento Rodrigues e das pessoas que ali viviam, hoje desabrigadas e quase esquecidas

“Isso aqui é só a gente que viu que pode contar”. A dura realidade da região de Mariana (MG) e das pessoas atingidas pelo rompimendo da barragem da Samarco em novembro de 2015 é melancolicamente contada no delicado documentário curta-metragem Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do Brasil. Dirigido por Tadeu Jungle, o filme foi gravado com uma nova tecnologia de Realidade Virtual, que propõe a total imersão do espectador na história.

O curta foca sua narrativa na vila de Bento Rodrigues, uma comunidade nos arredores de Mariana que foi totalmente destruída pela força da lama – no total, dezenove pessoas morreram. Ao mostrar o que sobrou do lugar, das pessoas e de suas vidas, o diretor contrasta um cenário devastado com memórias felizes de um recente passado. “Eles sabem que não vão voltar nunca mais para suas casas. Aqui só restou a memória”, diz o narrador.

Para Tadeu Jungle, o futuro da região está nas mãos da sociedade civil organizada. “Até agora as ações por parte do governo foram morosas e a comunidade atingida sofre. A primeira coisa que a Samarco deseja é que tudo seja esquecido o mais breve possível. O filme é uma peça que busca contribuir para que isso não aconteça”. Ao final do filme, o diretor pede que um “Memorial de Mariana” seja construído em homenagem aos moradores da região.

Rio de Lama: A maior tragédia ambiental do país está disponível na íntegra gratuitamente. A versão imersiva, em Realidade Virtual, está disponível tanto na AppStore como no GooglePlay (para saber como assistir a um filme em realidade aumentada, clique aqui). É possível assistir também a versão em tela plana, disponibilizada no YouTube, além da Visão do Diretor por trás das câmeras.

Sobre o diretor

Diretor e roteirista de filmes, programas de TV e projetos em Realidade Virtual, Tadeu Jungle criou e dirigiu um longa de ficção, dois documentários, diversos vídeos e projetos de arte, além de programas de sucesso para a televisão. É sócio na produtora Academia de Filmes, onde já dirigiu mais de 500 comerciais.

Rio de Lama é o seu mais recente filme. “A realidade virtual transporta o espectador para o local onde a cena foi filmada. Acredito que esse novo ponto de vista cause um impacto maior e fale diretamente com o coração, e não apenas com a razão de quem assiste. Você sendo levado ao lugar do "outro" ajuda a melhor entender o cenário de dor”, explica Jungle, que promete continuar explorando a Realidade Virtual em próximos projetos

greenpeace

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)